*A tradução é feita automaticamente. O documento tem validade legal apenas em espanhol.

Atualizado em: 25 de abril de 2022

Política de proteção de dados "Mercado Correos"

1. Controlador de dados

A pessoa responsável pelo tratamento é "Sociedad Estatal Correos y Telégrafos, S.A., S.M.E" (doravante, "Correos"), com CIF A-83052407 e sede na Calle del Conde de Peñalver nº 19 28006 Madrid (Espanha).

Para garantir a gestão adequada desse tratamento, Correos nomeou um Delegado de Proteção de Dados (DPO ou DPO), a quem você pode entrar em contato para qualquer pergunta que você precisar em relação a eles através do seguinte endereço de e-mail: dpdgrupocorreos@correos.com

2. Finalidade do tratamento e legitimação das bases

O processamento de seus dados segue os seguintes propósitos:

A. Registro de clientes e/ou gerenciamento de pedidos on-line

Seus dados serão processados para: (i) processar seu registro como Cliente ou como cliente não registrado; (ii) registre seu pedido on-line e desenvolva o processo de vendas que inclui desde o recebimento do pedido até sua entrega; (iii) emissão da nota fiscal pela Correos ou pelo Vendedor, se solicitada pelo Cliente; (iv) quando apropriado, aplicação de descontos e/ou promoções (v) processo e responder às suas dúvidas, consultas ou reclamações.

Os produtos e serviços comercializados através da Plataforma www.market.correos.es pertencem à Correos ou a terceiros empresas com as quais a Correos assinou um acordo para comercializar seus produtos.


A base em que esse tratamento se baseia é a execução de um contrato ou a aplicação de medidas pré-contratuais a pedido da parte interessada.

B. Envio de ofertas e promoções de produtos e serviços correos


Caso você dê seu consentimento, a Correos poderá enviar por meio de qualquer informação comercial de canal eletrônico ou não eletrônico relacionada à prestação, melhoria e atualização de nossos produtos e serviços, novas tarifas e descontos. O acima pode se referir a informações sobre produtos e serviços, lançamentos de novos produtos e serviços, coleções de produtos agrupados por setores, descontos, promoções, brindes, sorteios ou concursos associados à compra de produtos e serviços comercializados no Mercado Correos.


A base em que esse tratamento se baseia é o consentimento da parte interessada.

C. Envio de ofertas e promoções de outras empresas do Grupo Correos e de terceiros

Caso você dê seu consentimento, a Correos pode enviar através de quaisquer ofertas de canais eletrônicos ou não eletrônicos e promoções de:

-

Outras empresas do Grupo Correos que prestam serviços relacionados aos setores de: que pertencem às atividades de serviços de encomendas, valor agregado ao serviço postal, logística, marketing e telecomunicações.
- Outras empresas com as quais a Correos assinou diferentes acordos de colaboração e que podem pertencer a setores como telecomunicações, finanças, consumo em massa, saúde e ONGs.
O anterior pode se referir a informações sobre produtos e serviços, lançamentos de novos produtos e serviços, coleções de produtos agrupados por setores, descontos, promoções, presentes, sorteios ou concursos associados à compra de produtos e serviços comercializados por terceiros (pertencentes, ou não, ao Grupo Correos).

A base em que esse tratamento se baseia é o consentimento da parte interessada.

D. Enviando saudações de Natal para os clientes da Correos.

A Correos poderá enviar saudações de Natal aos Clientes que mantêm um vínculo contratual prévio com a Companhia, a fim de consolidar o relacionamento com os beneficiários das comunicações, enviando uma saudação de Natal através de uma comunicação eletrônica, anualmente e durante a campanha de Natal. Os dados utilizados para a realização desse tratamento serão, apenas, dados de contato e, eventualmente, dados de identificação.

É o legítimo interesse da Correos promover, reforçar e fortalecer a imagem corporativa da Correos enviando esse tipo de comunicação na forma de parabéns.

Os parabéns terão caráter corporativo e, em nenhum caso, incluirão uma referência a qualquer serviço ou contratação. O destinatário terá a possibilidade de não receber tal comunicação não assinando no seguinte e-mail derechos.protecciondatos.correos@correos.com.

Você pode solicitar informações adicionais sobre como avaliamos nosso interesse legítimo e seus próprios interesses, entrando em contato conosco em dpdgrupocorreos@correos.com

A base na qual esse tratamento se baseia é o interesse legítimo da Correos.

E. Comunicação de dados para outras empresas do Grupo Correos e para terceiros

Caso você dê seu consentimento, a Correos poderá comunicar seus dados às empresas do Grupo Correos e a terceiros empresas cujos setores estão detalhados na finalidade anterior com o objetivo de que essas empresas possam enviar, direta e sem a intermediação do Correos, por meio de qualquer canal eletrônico ou não eletrônico, ofertas e promoções relacionadas a seus produtos e serviços.

A base em que esse tratamento se baseia é o consentimento da parte interessada.

F. Enriqueça suas informações

No caso de você dar o seu consentimento, Correos pode obter mais informações sobre o seu características, gostos e necessidades através das informações fornecidas por diferentes fontes externas, como Registros Públicos, Cadastro, Redes Sociais, ferramentas de geomarketing, bancos de dados de informações econômicas como o INFORMA, arquivos de informações de crédito como Instituições de Crédito Financeiro, BADEXCUG... com o objetivo de introduzir melhorias em nossos produtos e serviços e/ou adaptar ou escolher as ofertas dos referidos produtos e serviços que melhor se encaixam no seu perfil específico.

A base em que esse tratamento se baseia é o consentimento da parte interessada.

G. Cumprir com obrigações legais

Entre as diferentes obrigações legais assumidas pelo Correos estão as derivadas da aplicação de regulamentos postais (Lei 43/2010 sobre o serviço postal universal, os direitos dos usuários e do mercado postal) e o dever de sigilo das comunicações (art. 18 da Constituição), bem como regulamentos fiscais.

Em conformidade com essas obrigações, a Correos poderá comunicar seus dados às Administrações Públicas e tribunais, desde que tais informações sejam exigidas de acordo com os processos legais estabelecidos.

A base em que esse tratamento se baseia é o cumprimento de uma obrigação legal.

H. Pesquisas de informação estatística e satisfação

A Correos tem um interesse legítimo em conhecer tanto a opinião de seus clientes quanto aos seus produtos e serviços quanto seus hábitos de consumo (por exemplo, a frequência/recorrência na contratação dos diferentes serviços) para poder oferecer produtos e serviços mais ajustados às suas necessidades e melhorar tanto os produtos e serviços atuais quanto seu processo de contratação.


Para atingir o objetivo estabelecido no parágrafo anterior, o Correos poderá através dos dados fornecidos no momento da inscrição:

- Realizar pesquisas de satisfação tanto por telefone quanto por meios eletrônicos (e-mail ou outros meios equivalentes de comunicação eletrônica), mesmo quando você deixar de ser cliente, neste último caso para saber os motivos da sua partida; no caso de o cliente expressar sua opinião sobre os produtos e serviços de qualquer uma das empresas do Grupo Correos, o resultado da pesquisa e os dados de identificação do participante podem ser comunicados à empresa do Grupo Correos cujos serviços são valorizados.

No entanto, você pode se opor a receber esse tipo de comunicação por qualquer um dos seguintes meios:

- Por e-mail endereçado a: derechos.protecciondatos.correos@correos.com

- Por meio de mecanismos de cancelamento de inscrição que são incluídos cada vez que uma pesquisa de satisfação é recebida

A base na qual este tratamento se baseia é o interesse legítimo da Correos.


I. Avaliação da qualidade dos produtos adquiridos.

A Correos tem como objetivo conhecer a opinião de seus clientes sobre os Vendedores e os produtos adquiridos, a fim de melhorar e ajudar outros clientes na compra de um produto.
Para atingir o objetivo estabelecido no parágrafo anterior, a Correos poderá solicitar aos clientes cadastrados que façam uma avaliação do vendedor e do produto adquirido, podendo fazer comentários sobre eles.


As avaliações e opiniões sobre os produtos serão feitas por você voluntariamente, e serão publicadas anonimamente para qualquer cliente que visitar a Plataforma. Se você preferir que seus dados de identificação, nome e sobrenome, estejam visíveis na Plataforma, você pode fazer suas avaliações e comentários verificando a opção chamada "mostre meu nome".
Correos realiza este tratamento com base no consentimento dado por você, verificando a caixa habilitada para este fim.


Além disso, a Correos processará seus dados pessoais a fim de cumprir o dever de due diligence do artigo 16 do LSSI e com os requisitos e indicações das autoridades nacionais e europeias.


Os dados pessoais derivados da publicação de comentários sobre ele serão mantidos durante a duração do serviço, desde que você não solicite sua exclusão. Neste momento, será bloqueado, estando disponível apenas a pedido de Juízes e tribunais, do Ministério Público ou das administrações públicas competentes durante o período de limitação das ações que possam surgir e, após o período de bloqueio, sua eliminação completa. Por exemplo, nos casos mais comuns, será seguido o prazo de prescrição de 3 anos derivados das normas de proteção de dados.

3. Tipo de dados processados

Para os propósitos estabelecidos na seção anterior, é um conjunto de dados pessoais que podemos dividir entre as seguintes fontes e categorias:

A. Dados fornecidos diretamente pelo Cliente:

a. Clientes cadastrados na Plataforma: Os dados serão fornecidos pelo Cliente no momento do cadastro através do ID Correos, e devem fornecer um mínimo de informações necessárias para verificação e registro no ID Correos, portanto, a menos que seja avisado de outra forma, a falta de conclusão impedirá o registro do Cliente na Plataforma. Para concluir o cadastro, o cliente deve aceitar os Termos e Condições e a Política de Proteção de Dados do Correos ID.

Os dados pessoais são:
• Dados de identificação e contato (por exemplo, nome, e-mail, número de telefone, endereço, NIF, .)

b.Clientes não registrados noPlataforma: Ao fazer a compra de um produto como cliente não registrado, os dados pessoais serão fornecidos através da conclusão do formulário habilitado para este fim. O Cliente não registrado deve fornecer informações necessárias para processar seu pedido, portanto, a menos que seja avisado de outra forma, a falta de conclusão impedirá a prestação do serviço.

Esses dados são:

  • Dados de identificação e contato: Nome, Sobrenome, E-mail, Telefone, Endereço, Código Postal, Cidade e País.

 

c. Da mesma forma, no momento da realização do pagamento, o Cliente cadastrado e não cadastrado na Plataforma deve fornecer os seguintes dados:

  • Dados econômicos (dados de cartão de crédito ou débito ou PayPal) Se o cliente usar o serviço PayPal como método de pagamento, acessando através do botão habilitado para esse fim no momento da compra, PayPal comunicará ao Correos o identificador atribuído à operação e o resultado dele (OK|KO).
  • Se o cliente assim desejar, o pseudônimo dos métodos de pagamento em caso de ser um cliente registrado.
  • Se aplicável, o desconto ou código promocional no momento do pagamento

d. Para compras recorrentes , o cliente registrado que desejar fazê-lo pode ter um método de pagamento associado à sua conta que facilita o pagamento com um único clique. Os dados necessários (número do cartão e data de validade) para associar esse método de pagamento serão armazenados com segurança para as seguintes compras.


e. No momento em que uma avaliação dos produtos é realizada pelo Cliente

• Avaliação e comentários feitos pelo Cliente aos Vendedores, incluindo seus dados de identificação (nome e sobrenome).

O cliente garante que os dados fornecidos à Correos para a prestação dos serviços solicitados, e a aquisição dos produtos oferecidos, respondem com sinceridade à real situação e que comunicará qualquer modificação que os afete. Consequentemente, o cliente será responsável pela Correos e terceiros por quaisquer danos ou perdas causados em decorrência da violação das obrigações assumidas nesta cláusula.

B. Dados coletados indiretamente:

Todos os dados que, em caso de ter dado seu consentimento, correos coleta da tipologia de fontes externas listadas no propósito 2.F.

C. Dados derivados da prestação do serviço em si e do relacionamento estabelecido com o cliente:


Incluindo informações como o histórico de produtos adquiridos, bem como suas características, reclamações ou pedidos de informações e quaisquer outros dados gerados na relação jurídica estabelecida com a parte interessada.

4. Período de retenção de dados

Caso você esteja registrado como cliente registrado, por um período de 6 meses a partir da solicitação do seu saque do serviço, a Correos oferecerá aos seus clientes a possibilidade de recuperar sua conta antiga. Após esse prazo, os dados serão excluídos de acordo com as disposições das normas de proteção de dados, o que implica seu bloqueio, estando disponível apenas a pedido de Juízes e tribunais, do Ministério Público ou das administrações públicas competentes durante o prazo de prescrição das ações que possam surgir a serem posteriormente suprimidas. Os períodos de limitação variam dependendo do tipo de serviço, para fins de exemplo, em geral o prazo de prescrição para a maioria das ações civis pessoais é de 5 anos.


Da mesma forma, a Correos passará a bloquear os clientes que estão inativos por um período de 3 anos. Os clientes cadastrados no Mercado Correos, mas que não têm atividade há mais de 3 anos, serão considerados clientes inativos.


Caso você compre seus produtos como cliente não registrado, seus dados serão mantidos apenas para o processamento de seus pedidos. Após esse prazo, os dados serão excluídos de acordo com as disposições das normas de proteção de dados, o que implica seu bloqueio, estando disponível apenas a pedido de Juízes e tribunais, do Ministério Público ou das administrações públicas competentes durante o prazo de prescrição das ações que possam surgir a serem posteriormente suprimidas. Os períodos de limitação variam dependendo do tipo de serviço, para fins de exemplo, em geral o prazo de prescrição para a maioria das ações civis pessoais é de 5 anos.

5. Comunicação de Dados

Caso você dê seu consentimento, a Correos pode comunicar seus dados a terceiros em setores como marketing ou telecomunicações, a fim de que essas empresas possam oferecer seus produtos ou fornecer serviços adicionais aos contratados. Além disso, você é informado de que para a correta execução do contrato e o cumprimento das finalidades acima indicadas, será necessário compartilhar informações relacionadas a você com empresas que prestam alguns dos serviços.


Entre as diferentes obrigações legais assumidas pelo Correos estão as derivadas da aplicação de regulamentos postais (Lei 43/2010 sobre o serviço postal universal, os direitos dos usuários e do mercado postal) e o dever de sigilo das comunicações (art. 18 da Constituição), bem como regulamentos fiscais.


Em conformidade com essas obrigações, e dentro do propósito descrito como "gestão de pedidos on-line", a Correos pode comunicar seus dados às Administrações Públicas e tribunais, sempre que tais informações são necessárias de acordo com o processo legal estabelecido.

Finalmente, se os produtos comercializados através da plataforma www.market.correos.es pertencem a terceiros empresas (Vendedores) com as quais a Correos assinou um acordo para comercializar seus produtos, os Dados Pessoais do Cliente serão comunicados pela Correos aos Vendedores para os seguintes fins:

  • Quando os produtos adquiridos forem oferecidos e gerenciados pelo Vendedor diretamente na Plataforma, a Correos comunicará os Dados Pessoais do Cliente ao Vendedor, e será tratada por este último com os seguintes propósitos:
    • Realizar a oferta e entrega de produtos comercializados pelo Vendedor que foram adquiridos na Plataforma.
    • Caso o Cliente solicite uma nota fiscal, a emissão do mesmo.
    • Quando for o caso, o cumprimento do restante das obrigações legais, incluindo aquelas relacionadas à atenção das responsabilidades derivadas do cumprimento da Lei Geral de Defesa dos Consumidores e Usuários ou qualquer outra que possa corresponder ao Vendedor de acordo com as normas aplicáveis.

 

  • Quando os produtos adquiridos forem oferecidos pelo Vendedor, mas gerenciados diretamente pela Correos, este último comunicará os Dados Pessoais do Cliente ao Vendedor e será tratado pelo Vendedor com os seguintes propósitos:
    • Caso o Cliente solicite uma nota fiscal, a emissão do mesmo.
    • Quando for o caso, o cumprimento das obrigações legais, incluindo aquelas relativas à atenção às responsabilidades decorrentes do cumprimento da Lei Geral de Defesa dos Consumidores e Usuários ou de qualquer outra que possa corresponder ao Vendedor de acordo com as normas que possam ser aplicáveis.
      6. Seus direitos

      Nossas regulamentações de proteção de dados conferem a você uma série de direitos em relação ao processamento de dados envolvendo nossos serviços que podemos resumir a seguir:
  • Direito de acesso: Saiba que tipo de dados estamos tratando e as características do tratamento que estamos realizando.
    • Direito de retificação: Ser capaz de solicitar a modificação de seus dados porque eles são imprecisos ou não verdadeiros.
    • Direito de portabilidade: Ser capaz de obter uma cópia em um formato interoperável dos dados que estão sendo processados.
    • Direito à limitação do processamento nos casos previstos na Lei.
    • Direito de exclusão: Solicite a exclusão de seus dados quando o tratamento não for mais necessário.
    • Direito de oposição: este direito permite solicitar a cessação do envio de inquéritos de satisfação, comunicações comerciais e saudações de Natal nos termos acima indicados.
    • Direito a
revogar o consentimento dado.


Você pode exercer seus direitos através de qualquer um dos seguintes canais, indicando o direito de exercer e acompanhando uma cópia do Documento de Identidade Nacional ou documento equivalente, além de qualquer outra documentação que você considere apropriada:


  1. Endereço Postal: Calle del Conde de Peñalver nº 19 28006 Madrid (Espanha)
    2. E-mail: derechos.protecciondatos.correos@correos.com

No site da Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) você pode encontrar uma série de modelos que o ajudarão no exercício de seus direitos. Da mesma forma, informamos que você tem o direito de apresentar uma reclamação à autoridade de controle (na Espanha, a AEPD) no caso de você considerar seus direitos violados.

7. Dados de terceiros

Para a prestação de determinados serviços pode ser necessário fornecer-nos os dados pessoais e de contato de terceiros, como nome, sobrenome, endereço postal, endereço de e-mail, número de telefone de contato e outros dados ou meios equivalentes de contato do destinatário de uma comunicação ou expedição.


A Correos só processará esses dados para prosseguir com a entrega da comunicação ou expedição. Além disso, para fornecer o melhor serviço, o número de telefone ou endereço de e-mail pode ser usado para informar o destinatário sobre as datas estimadas de entrega e lidar com qualquer incidente que possa afetá-lo.

Nesse sentido, o cliente garante a veracidade e atualização dos dados do destinatário e, se for o caso, garante que cumpriu todas as obrigações que, em termos de proteção de dados, são atribuíveis a ele, tendo obtido o consentimento do destinatário ao Correos realizando o tratamento estabelecido nos parágrafos anteriores, caso tal consentimento seja necessário.



*A tradução é feita automaticamente. O documento tem validade legal apenas em espanhol.